Curso Breve: O Estranho 21/08/20 - 16hs.

by Administrador

Nesse artigo, que completa esse ano 100 anos de publicação, Freud aponta para a estranheza que brota de nosso inconsciente em busca de significado. Nossa relação com essa estranheza vai solicitar que ela seja encarnada por alguém ou algo, que imediatamente sofrerá as consequências dessa operação. Esse texto, combinado com “Para além do princípio do prazer”, “Mal estar na civilização” e “Futuro de uma ilusão” formam um todo coerente acerca da agressividade e destrutividade.

 


O objetivo dos encontros é tentar justamente uma aproximação dos textos freudianos destacando neles o que tem de singular em relação aos demais, e ao mesmo tempo tentar retirar as infinitas camadas de interpretações que foram se acumulando e que se justapõe aos seus textos, frutos de inúmeros comentadores e mesmo do próprio movimento psicanalítico. As vezes o que se diz hoje como sendo “freudiano” se encontra muito distante do que está nos seus textos, daí a necessidade de se evidenciar a sua singularidade dentro do pensamento psicanalítico de hoje.

Data/horário: 21/08/20 (sexta-feira) das 16hs. 

Local: Auditório da Livraria Martins Fontes Paulista - Av. Paulista, 509 (ao lado da estação Brigadeiro do Metrô).

Entrada Franca:
 aberto ao público em geral (não há necessidade de inscrição prévia). O Certificado deverá ser solicitado após o evento e será enviado por e-mail (desde que conste assinatura na Lista de Presença).

Palestrante: Alexandre Esclapes - Psicanalista, professor, escritor e diretor da Escola Paulista de Psicanálise-EPP e do Instituto Melanie Klein-IMK. Autor do Livro: A pobreza do Analista e outros trabalhos 1997-2015 e também Organizador da Coleção Transformações & Invariâncias.