Planejamento Pedagógico

Seminários de Teoria 


As aulas, grupos e seminários são os espaços no qual o aluno pode se aprofundar nos textos dos autores clássicos da psicanálise, discuti-los à luz da clínica atual e trocar ideias com seus colegas, tudo sob a supervisão de um professor. É o grande espaço coletivo e de colaboração da EPP, onde se dá a geração de conhecimento.

Nesta modalidade os seminários têm em média até oito alunos e se reúnem uma vez por semana para discutir a matéria estudada no conteúdo programático (textos clássicos, analise de filmes e literatura atual) de forma a transformar toda a informação discutida em conhecimento compartilhado. 

Esse espaço visa facilitar ao aluno os estudos da psicanálise, através de encontros semanais,  facilitando a continuidade do estudo, um dos maiores desafios do ensino a distância. Ocorrem através de videoconferência simultânea entre todos, tornando assim o ambiente de ensino EAD "praticamente" como encontros presenciais, não importando onde você esteja. 

Conteúdo programático da parte teórica do Programa de Formação 

 

Primeiro ano:

- A clínica do paciente neurótico: Freud possibilidades e limites;

Segundo ano:

- A clínica da posição: contribuições de Melanie Klein;

- Transformações e invariâncias – Contribuições de W. Bion.

 

 
Ao candidato é obrigatório realizar todas as atividades contidas nas aulas (trabalhos, avaliações, etc ...) e ser aprovado com média superior a 7.0. 


Algumas características da metodologia:
 

- 100% online:  Todas as aulas, seminários, grupos e supervisões são realizados por videoconferência;

- Material didático incluso. Vídeos, apostilas, gravações, etc. ficam acessíveis ao aluno 24hs;

- Você não precisa se descolar até São Paulo, todos os encontros acontecem através de videoconferência;

- Você vai precisar de pelo menos 6 horas de estudos extraclasse.


Carga horária: 120 horas + 200 horas de estudos extra-classe

 

Seminários de Técnica Psicanalítica

Nas aulas, grupos e seminários de técnica psicanalítica os alunos se reúnem para estudar temas e textos relacionados à prática clínica, seus fundamentos, suas técnicas, etc. O aluno deverá frequentar uma vez por semana esse grupo. Turmas de terças e quartas às 21:00hs, e no terceiro ano às quintas às 20:00hs.

Carga horária total: 120 horas + 200 horas de estudos extra-classe

 

Atividades Suplementares

A EPP também oferece através do Instituto Ékatus, uma série de atividades que ajudam na complementação da formação do analista - o candidato é obrigado a participar de pelo menos uma atividade suplementar por semestre.

O processo de supervisão

Com foco no analista, sua técnica e seu aprender da experiência, o processo de supervisão no Programa de Formação da EPP é feito através de um conjunto de diversas atividades que visam o “saber fazer” psicanálise, sempre enfatizando um aspecto do trabalho analítico, de maneira que o candidato possa formar sua visão clínica com toda a extensão, complexidade e implicâncias dela. Veja abaixo as atividades que compõe esse processo de supervisão: 

Ékatus: Fundamentação

Diferente dos grupos de estudos semanais (técnica-teoria), são encontros que visam preparar o candidato para o uso adequado dos instrumentos de trabalho psicanalítico e seus aspectos éticos, através da discussão dos fundamentos técnicos e a aprendizagem das principais ferramentas de observação clínica pelo vértice de W. Bion, autor que se dedicou profundamente a desenvolver uma psicanálise instrumental.

Ékatus: Técnica

Nessa atividade, as ferramentas ensinadas nos Grupos Ékatus: Fundamentação são treinadas e as dúvidas que eventualmente surgem na prática sanadas em grupo até que estejam incorporados à escuta clínica. O aluno deverá estar em análise durante todo o período dessa atividade (com um profissional do Instituo Ékatus).

Ékatus: Clínica

O objetivo deste grupo é pensar as diversas implicações clínicas frente a cada decisão tomada em consultório sem incorrer a padrões rígidos de atendimento, e também são discutidos temas éticos da profissão, bem como situações pontuais da clínica que merecem atenção especial do psicanalista.

Supervisão de Casos Clínicos (sob demanda)

Nesses encontros são discutidos casos clínicos selecionados dos atendimentos de estágio, com enfoque específico nas dificuldades de manejo técnico do candidato a analista em suas experiências iniciais de consultório.

Consulte o horário das atividades em: https://www.apsicanalise.com/index.php/epp/formacao-em-psicanalise

Estágio

Condições para iniciar o estágio: No terceiro ano aquele que terminou todas as matérias de acordo com o cronograma da Escola (incluindo todas as atividades de ouvinte) e tiver concluído pelo menos 50 horas de análise pessoal * terá direito a estagiar. Lembramos que durante todo o período de estágio o mesmo deverá permanecer em análise pessoal. Para se formar é preciso ter pelo menos 100 horas de análise pessoal com um profissional do Instituto Ékatus (não entra no cálculo de horas do certificado), em um único período e com o mesmo analista. 

Estágio : É exigido do aluno 125 horas de estágio clínico, que pode ser realizado na cidade e nas instituições escolhidos pelo candidato ou online. Possibilidade de estágio remunerado através do nosso atendimento psicanalítico.

Carga horária total da parte clínica (turmas anteriores a 07/2022): Atendimento (125 horas), Ékatus: Fundamentação (50 horas de participação + 25 horas de "ouvinte"), Ékatus: Técnica: 80 horas de (60 horas de participação + 20  horas como "ouvinte"): 280 horas. A partir de 03/2023 participar obrigatoriamente da atividade Ékatus: Clínica (as horas efetivas de participação serão adicionadas ao certificado - mínimo 75% de freqüência).

Carga horária total da parte clínica (turmas a partir de 08/2022): Atendimento (125 horas), Ékatus: Fundamentação (40 horas de participação), Ékatus: Técnica (60 horas sendo 40 horas de participação + 20  horas como "ouvinte"), Ékatus: Clínica (40 horas): 265 horas.

* não incluídas no valor da mensalidade.