Atividades Suplementares

A EPP também oferece através do Instituto Ékatus, uma série de atividades (não obrigatórias) que ajudam na complementação da formação do analista. Todos esses grupos estão disponíveis para os candidatos da formação (sem custo adicional):

Grupos de Leitura | 5ª às 09h (Klein) e às 17h30 (Bion) e 6ª às 17h30 (Bion)
Coordenação: Ale Esclapes e Marcos Capelli

Grupos semanais de leitura sistemática e aprofundada de obras de Wilfred Bion e Melanie Klein. Essas atividades estão condicionadas ao semestre do candidato na EPP. 


Aulas de Filosofia | 5ª às 21h (semanal)
Coordenação: Me. Cristiano José

Embora com métodos e objetivos distintos, a filosofia é um dos grandes aportes da psicanálise e fornece, além de fundamentos gerais para o entendimento epistemológico da psicanálise, modelos úteis ao trabalho do analista. Temas como epistemologia, lógica, análise argumentativa, estética, entre outros são estudados semestralmente.

Laboratório de Fotografia Criativa | 2ª às 09h (semanal)
Coordenação: Fotógrafa Dani Sandrini

Um simples aparelho de celular pode proporcionar na experiência do dia-a-dia uma jornada rumo ao desligamento do piloto automático e uma ativação de sentidos que valorizam a experiência do olhar, do ver o “novo”, “o “estranho” ou o “extraordinário” A proposta é trazer a arte para a vida cotidiana (e a vida cotidiana para a arte), utilizando ludicamente a fotografia, transformando o comum em sublime, algo que o psicanalista se depara cotidianamente.

Grupo Clarice Lispector | 5ª às 10h (semanal)
Coordenação: Ale Esclapes

Um mergulho na obra clariceana nos permite, em termos de literatura, um mergulho no inédito e na complexidade de experiências emocionais cotidianas, o que auxilia muito na tarefa básica do psicanalista, que é delinear áreas de experiências emocionais vividas no consultório.