EXTENS_CINCOAREAS_BANNER Curso de Extensão (internacional): Cinco áreas para delinear um futuro (uma aventura psicanalítica)

Curso de Extensão (internacional): Cinco áreas para delinear um futuro (uma aventura psicanalítica)

 inscreva-se Curso de Extensão (internacional): Cinco áreas para delinear um futuro (uma aventura psicanalítica)

 

Mais informações:

A psicanálise é essencialmente uma prática disciplinada e revolucionária, de contra-sistema e de vanguarda.

Cinco Áreas para Delinear um Futuro é um curso de curta duração que pretende recuperar um pouco desse espírito pensando ideias perigosas e marginais desde um vértice psicanalítico para problemas que hoje são zigotos para o que provavelmente será a pauta dos próximos 100 anos.

Não se trata de fazer futurologia pop, mas sim de delinear áreas capazes de conter e estimular ideias nos limites do pensamento aceitável, não para dar respostas, mas para começar a nos colocar as questões que ainda não somos capazes de pensar.

É um jogo, uma perigosa diversão para os aventureiros do pensamento. Para tanto, aspectos da Física, Química, Biologia, Matemática, Filosofia, Tecnologia serão apresentados e considerados a partir de um vértice e em um quadro formalmente psicanalítico.

A metodologia consiste em 10 encontros de 1:30 horas com modalidade online através de uma plataforma de videoconferência (Go-To) em que serão explorados cinco temas em dois encontros cada, sendo um tema por mês. A primeira das reuniões de cada tema será composta por um esboço (pelo coordenador) da área vibrante em torno do nome da reunião. A segunda será uma discussão entre todos os membros do grupo sobre as ideias apresentadas e as áreas definidas a reunião anterior.

Os temas propostos para as reuniões são:

1. Mapeamento mental – dias 22 e 29 de março: É possível desenhar um mapa da mente? Você pode mapear a superfície mental ou a transformação de uma experiência emocional vibracional? Que fatores são relevantes para o delineamento do traço? Isso tem alguma utilidade?

2. Exploração espacial e novos mundos – dias 19 e 26 de abril: O que a psicanálise pode contribuir para a futura exploração espacial e humanização de novos mundos? Como um astronauta pode ser preparado instrumentalmente? Como pensar em um mundo que não existe com a possibilidade de encontrar o impensável?

3. Humanização das mentes – dias 10 e 17 de maio: É possível humanizar mentes não humanas? A experiência emocional humana (ou seu equivalente epistemológico) pode ser trazida para uma entidade não humana ou suporte não biológico? Quais seriam as possíveis implicações éticas?

4. Telepatia e Teletransporte – dias 21 e 28 junho: É possível desenvolver um sistema de comunicação emocional que não dependa da linguagem verbal articulada? A psicanálise pode encontrar ferramentas adequadas para realizar a tarefa independentemente dos sistemas clássicos de comunicação? O incerto pode ser treinado? Ideias e emoções podem ser teletransportadas?

5. Preservação da personalidade fora da Unidade Biológica Funcional – dias 05 e 12 de julho: A psicanálise pode fornecer elementos ou ferramentas para isolar uma personalidade (ou a realização implícita) e mantê-la em formato analógico, digital ou quântico para ser colocada em outra UBF (unidade biológica funcional)?

O evento será em espanhol e português. O coordenador não fala português, mas o entende perfeitamente.

Coordenador: Leandro Stitzman – Psicanalista, membro convidado do Instituto Ékatus e membro da Associação Psicanalítica da Colômbia. Autor dos livros “Framework: un ensayo psicoanalítico” e “Entrelazamiento: un ensayo psicoanalítico”.

Datas: 22 e 29 de março / 19 e 26 de abril / 10 e 17 de maio / 21 e 28 de junho / 05 e 12 julho.

Horário: das 19:00 às 20:30hs (quartas-feiras)

Investimento: 5 x U$ 50,00 (profissionais), 5 x U$ 40,00 (alunos EPP/Membros do Instituto Ékatus), pagos via paypal diretamente ao coordenador.

Promoção: EPP - Escola Paulista de Psicanálise - esse curso não é realizado pela EPP e sim promocionado por ela, uma vez que ele será dado desde a Argentina e pago em dólares.

_______________________________
Dúvidas: Tel.: (11) 3628-1262; WhatsApp (11) 9 9876 9939 ou [email protected] 
Atenciosamente, Equipe EPP.