Framework - un ensayo psicoanalítico

Leandro Stitzman propõe e apresenta o desenvolvimento de um framework operacional suficientemente amplo para poder abrigar e desenvolver o conjunto de teorias psicanalíticas atuais. Uma estrutura capaz de fornecer ao analista um sistema de trabalho claro e adequado para delinear seu papel e uma forma de agir e pensar (não o que pensar).

Um framework desenhado para fornecer as ferramentas necessárias, não só para o trabalho diário, mas também para o desenvolvimento de novas ferramentas quando seja necessário. Um quadro algébrico que destaca as relações de forma instrumental permitindo pensar de uma nova maneira sobre a transferência (como turbulência emocional), interpretação (como delineado), observação (como observação infinitesimal), o superego (como establishment), as noções de objeto (como matrizes), o sintoma (como dom) e a própria ação de psicanalisar (como exploração do desconhecido).

Leia mais
O Analista trabalhando - Vol. 06

Este livro apresenta a produção teórico-clínica do Instituto Melanie Klein e da Escola Paulista de Psicanálise, dos anos de 2018 a 2019. Como é tradição nessas instituições o conhecimento nasce e é articulado através clínica, por isso tudo todos os artigos são casos clínicos. O eixo central de todos os trabalhos é a chamada Escola Inglesa de Psicanálise (M. Klein, D. Winnicott e W. Bion).

Leia mais
Gratidão - Vol. 05
Nos círculos psicanalíticos a inveja é desde Freud primeiro debatida como uma questão ligada ao sentimento de castração, e depois de Klein ao primórdios da vida. Porém, nós psicanalistas poucas vezes discutimos a gratidão, e não percebemos que a inveja na verdade é o sentimento que impede a gratidão, as experiências de satisfação e a conquista da capacidade de amar. 

Leia mais
A Formação do Analista - Vol. 04

Fundamentalmente a clínica é o ato do analista atender aos seus pacientes em um ambiente de privação. É nesse exercício diário que sua análise, sua supervisão e sua teoria se juntam em alguma coisa que podemos chamar de experiência.

Leia mais
Contratransferência(s) - Vol. 03

A contratransferência é um assunto dos mais instigantes na psicanálise. Freud inicialmente a definiu como a transferência do analista, o que denunciava a sua falta de análise, e recomendava que o analista estivesse sempre em análise.

Leia mais
Atualidade da histeria na psicanálise Vol. 02

O segundo volume da coleção "Transformações e Invariâncias" que o caro leitor terá em mãos expõe algumas facetas desse "modo específico de pensar" no cotidiano atual. Por meio de casos clínicos, 'A Atualidade da Histeria na Psicanálise' demonstra o quanto a histeria continua viva.

Leia mais
Diversidade sexual - Vol. 01

Este 1º Vol. da Coleção reúne artigos resultantes de estudos dos psicanalistas do Instituto de Estudos Avançados da EPP, que privilegia os assuntos referentes a “diversidade de orientações sexuais” e “diversidade de identidades de gênero”.

Leia mais
A Pobreza do analista e outros trabalhos 1997-2015

A presente obra inicia-se focando a contemporaneidade, as relações de poder e consumo e suas consequências no âmbito da constituição do sujeito. Na segunda parte prossegue à observação da relação do indivíduo com o capitalismo e de forma indelével o segundo marca o primeiro.

Leia mais