Evento: "O ovo e a galinha" de Clarice Lispector - uma Visão Binocular - 26/04 - 20h

“Olho o ovo na cozinha com atenção superficial para não quebrá-lo. Tomo o maior cuidado de não entendê-lo. Sendo impossível entendê-lo, sei que se eu o entender é porque estou errando. Entender é a prova do erro. Entender o ovo não é um modo de vê-lo.” (o ovo e a galinha – in Felicidade Clandestina, ed. Rocco, pág 46)

 

 

Procurando manter o espírito de um não entendimento, posto que o entender colapsa as infinitas possibilidades do “infinito informe” (Milton), a EPP convida para uma análise dessas possibilidades, um pensar juntos, tendo como pano de fundo o conto “O Ovo e a Galinha”, de Clarice Lispector, que ela mesma afirma não compreender. 

O evento faz parte do ciclo “Visão Binocular” da Escola Paulista de Psicanálise, onde um integrante da Escola e um convidado tecem seus comentários a respeito do assunto, abrindo espaço para um proliferar de novas ideias, que podem ser colocadas em trânsito e pensadas por todos nós!

Data/horário: 26/04 - 20h (terça-feira) - Gratuito

Convidados: Flávio Benites - Psicanalista formado pela EPP, membro efetivo do Instituto Ékatus. Professor de graduação em Letras e Pós-graduação em Linguística na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), onde também lidera o Grupo de Pesquisa “Escrituras: sentidos em (dis)curso” e Luciane Slomka é Psicóloga, Psicanalista, Escritora e professora do curso de Psicologia da UNISINOS.

Coordenação: Grupo Ateliê de Ideias - Maria Foster, Fernanda Hisaba, Lilian Afonso, Sueli Matsuki, Tatiana Costa e Fabiana Tessaro.

Evento online, gratuito e realizado por videoconferência - necessária inscrição prévia - número de vagas limitadas. Informamos que a EPP não emite certificados de participação para eventos gratuitos.