Evento: Uma visão binocular do filme “A filha perdida” de Maggie Gyllenhaal - (realiz. em 08/03/22)

Neste encontro trouxemos dois convidados: Ale Esclapes, psicanalista e diretor da EPP-Escola Paulista de Psicanálise e Fabíola Rodrigues, psicanalista e escritora. A dupla apresentou e discutiu uma visão pessoal e o ponto de vista de intersecção entre os dois na discussão do filme “A filha perdida”, que é uma adaptação do livro homônimo de Elena Ferrante e indicado ao Oscar em 2022.

 

 

 

Um dos aspectos do filme é a visão socialmente idealizada de como as pessoas devem ser e viver. Existe um modo certo de ser e viver? Como lidamos com nossos sentimentos quando percebemos que há um conflito entre o que acreditamos ser o correto e o que praticamos? Somos bons o tempo todo? E o nosso “lado mau”, onde está? Se formos bons e corretos socialmente isso garantirá um “final feliz”? Eu tenho clareza com relação à diferença entre o que sou e o que gostaria de ser? Essas são algumas das reflexões entre tantas outras que surgem na apreciação do estímulo.

Visão Binocular é uma linha de eventos que a partir de um estímulo traz o ponto de vista de pelo menos dois convidados, que juntos buscam uma intersecção entre as duas áreas. Nesta perspectiva acreditamos que contribuirá não só com a formação de nossos alunos e psicanalistas, mas também com o público em geral se tomarmos, assim como Bion, a certeza da possibilidade de expansão de um continente dentro de cada um de nós.

Esperamos a participação de todos para que juntos possamos refletir e usufruir desta visão binocular entendendo o encontro como possibilidade de expansão da capacidade de pensar a nós e ao outro, o que para nós psicanalistas faz tanto sentido.

Data/horário: 08/03 - 20h (terça-feira) - Gratuito

Convidados: Ale Esclapes - Psicanalista Membro do Instituto Ékatus e diretor da Escola Paulista de Psicanálise e Fabíola Rodrigues - Psicanalista Membro do Instituto Ékatus e Escritora, autora de "Carta náutica das desimportâncias" e “Vide bula, farmacologia poética de três pílulas” (7Letras).

Coordenação: Grupo Ateliê de Ideias - Maria Foster, Lilian Afonso, Fernanda Hisaba, Sueli Matsuki, Tatiana Costa e Fabiana Tessaro.

Evento online, gratuito e realizado por videoconferência - necessária inscrição prévia - número de vagas limitadas. Informamos que a EPP não emite certificados de participação para eventos gratuitos.