Alice no país das maravilhas: matemática, lógica e psicanálise (realiz. em 15/02/22)

O objetivo desse encontro foi conhecer a matemática, lógica do nonsense e questões psicanalíticas que o Alice e a biografia Lewis Carroll despertam. Segundo o escritor, esse seu trabalho foi concebido para ensinar, de forma divertida, uma disciplina que julgava bastante importante: a lógica. “Eu reivindico, para a lógica simbólica, um lugar muito alto para as recreações que têm a natureza de jogos e quebra-cabeças”. Os livros de Lewis Carroll, sobretudo os da Alice, têm despertado curiosidade ao longo dos anos.



De acordo com o escritor americano Saul Bellow, agraciado com o Prêmio Nobel: “Uma grande obra só pode ser avaliada como tal, após ter sobrevivido aos anseios de pelo menos três gerações de leitores”. Alice e seus problemas psicanalíticos, existenciais, lógicos e matemáticos vêm chamando a atenção do público há 150 anos. Quais seriam os motivos para tamanho interesse? Quais seriam as razões para que um livro supostamente ‘infantil’ tenha inquietado tanta gente durante tanto tempo? Quais seriam as inovações literárias desses livros? Essas e outras questões serão tratadas no encontro. 

Data/horário: 15/02/2022 - 20h (terça-feira) - Gratuito
Informamos que a EPP não emite certificados de participação para eventos gratuitos.

Convidado: Jacques Fux - Escritor e professor. Matemático, mestre em Computação, doutor em Literatura pela UFMG e pela Université de Lille 3. Foi pesquisador em Harvard (2012- 2014). Autor dos livros Literatura e Matemática (Perspectiva, 2016) - vencedor do Prêmio Capes pela melhor tese do Brasil e finalista do Prêmio APCA; Antiterapias (Scriptum, 2012), vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura, Brochadas (Rocco, 2015), Prêmio Nacional Cidade de Belo Horizonte, Meshugá: um romance sobre a loucura (José Olympio, 2016), vencedor do Prêmio Manaus, Nobel (José Olympio, 2018), Georges Perec: a psicanálise nos jogos e no trauma de uma criança de Guerra (Relicário, 2019), O Enigma do Infinito (Positivo, 2019), finalista do Prêmio Barco a Vapor e Jabuti e Selo Altamente Recomendável FNLIJ, Ménage Literário (Relicário, 2019) e Um labirinto labiríntico (Biblioteca do Paraná, 2020) vencedor do Prêmio Paraná. Seus livros foram publicados na Itália, México, Peru e Israel.

Coordenação: Grupo Ateliê de Ideias - Maria Foster, Lilian Afonso, Fernanda Hisaba, Sueli Matzuki, Tatina Costa e Fabiana Tessaro

Evento gratuito, online e realizado por videoconferência - necessária inscrição prévia - número de vagas limitadas.