XII Jornada EPP/Ékatus - A Sessão de Análise 10/12/22 - 09h às 18h (sábado)

Em que consiste uma sessão de análise? Quem faz análise? Como é feita? Para que? São questões que, se estamos em uma conversa entre colegas psicanalistas, não demandariam maiores explicações – e é justamente nessa hora que começam os “jargões, ou palavras mortas” e se instala a Babel entre os psicanalistas, pois existem tanto variações entre as chamadas “escolas” psicanalíticas, quanto entre os próprios psicanalistas.

  

 

Iniciamos nossos trabalhos no primeiro semestre questionando o “tripé psicanalítico”, com um colóquio sobre supervisão coordenado pela psicanalista Hilda Botero da APC, um colóquio sobre a análise com o psicanalista Renato Trachtenberg da SBP-PA, e uma Jornada sobre o lugar da teoria no psicanalista com as participações dos psicanalistas Júlio Conte e Martha Ribeiro Chagas do CEP de PA, e Ignácio Gerber da SBP-SP. Inauguramos o segundo semestre com uma discussão sobre a Babel da Psicanálise com o psicanalista Leandro Stitzman, e agora nos aprofundamos no tema “A sessão de Análise”.

Mas afinal, o que diferencia uma conversa comum de uma sessão de análise? Nessa jornada, a intenção é se dedicar a quatro questões básicas que podem nos ajudar a pensar o tema: o que é, quem faz a sessão, como ela acontece e para que serviria a sessão de análise.

Data/horário: 10/12/2022 - 09h às 18h (sábado) – Gratuito

Coordenação: Grupo Ateliê de Ideias - Maria Foster, Dulce Scalzilli, Fernanda Hisaba, Juliana Rocha, Sueli Matsuki e Tatiana Costa.

Evento online, gratuito e realizado por videoconferência - necessária inscrição prévia - número de vagas limitadas. Informamos que a EPP não emite certificados de participação para eventos gratuitos.