Evento: Freud vai à supervisão com Bion - O caso "Homem dos lobos" como evidência do "ouvi dizer" - 14/06 - 20h

Imaginem se Freud frequentasse uma supervisão... e se fosse com Bion? Imagine esse encontro de “Titãs”. Freud traz um sonho, um relato de uma fantasia da vida de um suposto paciente. “Lá está o segredo”, pensa. Bion ouve, atento à turbulência emocional que toma conta do setting. “Qual seu cheiro, qual sua cor, qual sua textura?”

 

 

 

Uma psicanálise histórica, voltada ao passado, que dirige suas lentes de detetive à busca pela causa do desvio, frente a uma psicanálise cujo foco é a experiência que se processa nessa exploração, no momento emocional único do encontro entre as personalidades do psicanalista e do supervisor.

Há um fio condutor, algo “entre” essas psicanálises? O que as torna únicas? Qual a intersecção entre elas? Há Freud em Bion? E Bion em Freud?
Para pensar essas e outras questões, a EPP recebe o psicanalista Fábio Sipaúba.

Um embate entre ontologia e observação, rumo à primeira jornada de 2022 da EPP/Instituto Ékatus: “Lugar do Psicanalista na formação da Teoria”.

Data/horário: 14/06 - 20h (terça-feira) - Gratuito

Convidado: Fábio Sipaúba - Psicanalista Membro do Instituto Ékatus e Idealizador da comunidade on-line "Na Linha Bioniana (@nalinhabioniana)".

Coordenação: Grupo Ateliê de Ideias - Maria Foster, Fernanda Hisaba, Lilian Afonso, Sueli Matsuki, Tatiana Costa e Fabiana Tessaro.

Evento online, gratuito e realizado por videoconferência - necessária inscrição prévia - número de vagas limitadas. Informamos que a EPP não emite certificados de participação para eventos gratuitos.