Grupos de Estudos de Teoria e Técnica

As aulas e os grupo de estudo EAD´s são os espaços no qual o aluno pode se aprofundar nos textos dos autores clássicos da psicanálise, discuti-los à luz da clínica atual e trocar ideias com seus colegas, tudo sob a supervisão de um professor. É o grande espaço coletivo e de colaboração da EPP, onde se dá a geração de conhecimento.

Nesta modalidade os grupos de estudo têm até oito alunos e se reúnem uma vez por semana para discutir a matéria estudada no conteúdo programático (textos clássicos, analise de filmes e literatura atual) de forma a transformar toda a informação discutida em conhecimento compartilhado. 

Esse espaço visa facilitar ao aluno os estudos da psicanálise, através de encontros semanais,  facilitando a continuidade do estudo, um dos maiores desafios do ensino a distância. Ocorrem através de videoconferência simultânea entre todos, tornando assim o ambiente de ensino EAD "praticamente" como encontros presenciais, não importando onde você esteja. 


Conteúdo programático da parte teórica do Programa de Formação:
  

Primeiro ano:
- A clínica do paciente neurótico: Freud possibilidades e limites;

Segundo ano:
- A clínica da posição: contribuições de Melanie Klein;
- Transformações e invariâncias – Contribuições de W. Bion. 

Nos grupos de estudos de técnica psicanalítica os alunos se reúnem para estudar temas e textos relacionados à prática clínica, seus fundamentos, suas técnicas, etc. O aluno deverá frequentar uma vez por semana esse grupo. 

 Ao candidato é obrigatório realizar todas as atividades contidas nos grupos (trabalhos, avaliações, etc ...) e ser aprovado com média superior a 7.0. O aluno precisará de no mínimo 4 horas de estudos semanais extraclasse.  

Carga horária total da parte teórica para a formação em psicanálise: 640 horas (240 horas em grupo de estudos + 400 horas de estudos extraclasse).