Por que psicanálise? Início: 11/06 - 20h
- by Administrador

Esse curso pretende ser uma base teórica a introdução das obras de Sigmund Freud, Sándor Ferenczi, Melanie Klein e Wilfred Bion, a fim de conjecturarmos juntos o quão atual se faz a psicanálise. O curso está dividido em 4 encontros de uma hora e 30 minutos cada, totalizando 6 horas de estudos.
Início: 11/06 a 02/07 (sextas-feiras das 20h às 21h30)
Duração: 04 encontros EAD´s (realizados através de videoconferência)
Carga Horária: 06 horas (04 encontros de uma hora e 30 minutos cada)
Investimento: 01 x de R$ 399,00 (EAD). Forma de Pgto.: Boleto
Conteúdo Programático: Primeiro encontro (duração 1h30min): Sigmund Freud (1856-1939) - Pai da psicanálise, foi o fundador de conceitos importantes para a
compreensão da psicanálise em seus primórdios como reprimido, libido, complexo de Édipo, complexo de castração, e demais conceitos importantes ao desenvolvimento do
que se convencionou chamar psicanálise;
Segundo encontro (duração 1h30min): Sándor Ferenczi (1873-1933) - Grande colaborador à obra de Sigmund Freud, e a fundação da IPA (International Psychonalytical Association). Ferenczi empenhou-se a estudar o papel do psicanalista e da psicanálise, sendo em algumas instituições hoje tão atual quanto foi em sua época, além de se dedicar ao estudo da psicose, do trauma e de mecanismos de defesas arcaicos do aparelho psíquico.
Terceiro encontro (duração 1h30min): Melanie Klein (1882-1960) - Analisanda de Sándor Ferenczi, Melanie Klein também se empenhou a estudar a psicose, além da neurose, sua base teórica baseia-se na relação de objetos (mamãe - seio bom – seio mau/bebê), no conceito de fantasia, e na relação da ansiedade com os mecanismos de defesas para a qual instituiu dois conceitos importantes para a compreensão de sua obra: os conceitos de posição esquizoparanóide e posição depressiva.
Último encontro (duração 1h30min): Wilfred Bion (1897-1979) - Analisando de Melanie Klein, Wilfred Bion sucedeu os estudos da mestra levando a psicanálise para outro patamar pensando-a não mais no campo da relação de objetos, mas sim, da relação de objetos sem objetos, da importância das emoções para se pensar o inconsciente (infinito, incognoscível e desconhecido) e, criador da “grade” uma ferramenta para se pensar o analisando, o analista e o encontro do par.
Público-Alvo: Psicanalistas em formação, estudantes de psicologia e interessados em saber um pouco mais sobre a importância da psicanálise.
Docente: Rafael Marques - Psicanalista formado pela Escola Paulista de Psicanálise-EPP, membro efetivo do Instituto Melanie Klein-IMK e facilitador no Programa de Formação da EPP.
Certificação: Será emitido certificado ao final do curso a todos participantes.
Matrículas: Garanta sua vaga clicando aqui.
Dúvidas: Entre em contato conosco (11) 3628 1262; WhatsApp (11) 9 9876 9939 ou faleconosco@apsicanalise.com