
Freud, Klein; proposições sobre a face oculta do humano
Por Fernanda Dias Belo 1
Que mal, porém tem eu me afastar da lógica? Estou lidando com a matéria-prima. Estou atrás do que fica atrás do pensamento.
Clarice Lispector
Por Fernanda Dias Belo 1
Que mal, porém tem eu me afastar da lógica? Estou lidando com a matéria-prima. Estou atrás do que fica atrás do pensamento.
Clarice Lispector
Por Lia Stella Paiva Fontenele 1
Melanie Klein teorizou que a dinâmica de nossa psiquê acontece num movimento pendular que envolve um conjunto de elementos como relações objetais, fantasias inconscientes, ansiedades, ego, defesas, infância arcaica permeados pelas pulsões de vida e morte. Ela nomeou essa dinâmica de Teoria das Posições.
Por Maria Teresa Manfredo 1
A psicanálise, que em princípio era uma técnica criada para ser aplicada somente em adultos, passou na primeira metade do século XX por um conjunto de modificações, abarcando também a análise voltada para as crianças. A grande responsável por essa inovação técnica e teórica foi Melanie Klein.
Por Fernanda Dias Belo 1
Aquele que está dentre os mais conhecidos dos sete pecados capitais; a inveja. Já se fazia notar em civilizações que precederam a era cristã. Sendo, portanto, recomendado a todo homem que desejasse possuir qualidades superiores, combater esse estado de emoção.
Por Fernanda Dias Belo 1
“Quando as palavras não são capazes de comunicar o que sentimos, a gente não fala, só sente”
Por Helton Alves de Lima 1
Melanie Klein foi uma importante psicanalista que deixou como legado uma série de conceitos e teorias originais, além de modificações e invenções quanto ao trabalho clínico.
Por Luiz Barbosa 1
O caso Dora é um episódio central na história da Psicanálise. Embora Freud afirme, ainda no prefácio do texto de sua comunicação, que não foi possível atingir a “meta fixada”, em função da interrupção precoce do tratamento
Por Diego Da Silva Geoffroy 1
A psicanálise depois de Freud toma caminhos diferentes. Poderíamos dizer que ela vai se desenvolvendo a medida em que diferentes analistas vão relendo Freud, e aplicando a psicanálise em perspectivas até então não desbravadas por ele.
Por Wagner Alledo 1
“Agora você tem que me dizer
Como é que nós vamos fazer?”
Compositores: Antônio Almeida e Dorival Caymmi
Por Ale Esclapes¹
Direção: Julia Ducournau
Atores: Agathe Rousselle (Alexia/Adrien); Vincent Lindon (Vincent)
Plataforma: MUBI