Atividades Suplementares

A EPP também oferece através do Instituto Ékatus, uma série de atividades que ajudam na complementação da formação do analista - o candidato ao longo do primeiro semestre deve buscar se encaixar em um grupo e a partir do segundo semestre deve participar de pelo menos uma atividade suplementar por semestre durante todo o curso. Todos esses grupos estão disponíveis para os candidatos da formação:

Grupos de Leitura | 5ª às 09h (Klein) e às 17h00 (Bion) e 6ª às 16h00 (Bion)
Coordenação: Ale Esclapes e Marcos Capelli

Grupos semanais de leitura sistemática e aprofundada de obras de Wilfred Bion e Melanie Klein. Essas atividades estão condicionadas ao semestre do candidato na EPP. 


Aulas de Filosofia | 5ª às 21h (semanal)
Coordenação: Me. Cristiano José

Embora com métodos e objetivos distintos, a filosofia é um dos grandes aportes da psicanálise e fornece, além de fundamentos gerais para o entendimento epistemológico da psicanálise, modelos úteis ao trabalho do analista. Temas como epistemologia, lógica, análise argumentativa, estética, entre outros são estudados semestralmente.

Escuta por Imagem | 4ª às18h (semanal)
Coordenação: Fotógrafa Dani Sandrini

Um simples aparelho de celular pode proporcionar na experiência do dia-a-dia uma jornada rumo ao desligamento do piloto automático e uma ativação de sentidos que valorizam a experiência do olhar, do ver o “novo”, “o “estranho” ou o “extraordinário” A proposta é trazer a arte para a vida cotidiana (e a vida cotidiana para a arte), utilizando ludicamente a fotografia, a imagem, transformando o comum em sublime, algo que o psicanalista se depara cotidianamente.

Grupo Clarice Lispector | 2ª às 19h ou 5ª às 10h  (semanal)
Coordenação: Ale Esclapes

Um mergulho na obra clariceana nos permite, em termos de literatura, um mergulho no inédito e na complexidade de experiências emocionais cotidianas, o que auxilia muito na tarefa básica do psicanalista, que é delinear áreas de experiências emocionais vividas no consultório.