Webnário: Recordar, Repetir e Elaborar (realiz. em 10/07)

Em um dos seus mais emblemáticos textos de técnica psicanalítica, Freud expõe sua visão geral do processo psicanalítico, suas raízes na psicopatologia, bem como atualiza suas visões desenvolvidas em “Estudos sobre Histeria”. A noção de tempo contida nesse artigo contrata com a noção de ausência de tempo desenvolvida em “A intepretação dos sonhos”, impasse esse que será evidenciado nesse Webnário.

Leia mais
Webnário: O Estranho (realiz. em 19/06)

Nesse artigo, que completa esse ano 100 anos de publicação, Freud aponta para a estranheza que brota de nosso inconsciente em busca de significado. Nossa relação com essa estranheza vai solicitar que ela seja encarnada por alguém ou algo, que imediatamente sofrerá as consequências dessa operação. Esse texto, combinado com “Para além do princípio do prazer”, “Mal estar na civilização” e “Futuro de uma ilusão” formam um todo coerente acerca da agressividade e destrutividade.

Leia mais
Webnário: Masoquismo / Fetichismo (realiz. em 13/11)

Nesse webnário damos continuidade ao webnário anterior, enfocando o exercício de sexualidades consideradas hoje sob o signo do fetichismo. Partimos de alguns conceitos dos “Três ensaios da sexualidade”, e traçamos um panorama até os dias de hoje sobre o tema.

Leia mais
Webnário: Recalque (realiz. em 15/05)

A noção de recalque é anterior a obra de Freud, se torna um dos pilares da psicanálise até que o seu uso em obras, principalmente de autores ingleses, foi decaindo desde 1930. Já na França continua sendo um dos elementos mais distintivos de seus autores até hoje. Nesse webnário tradamos o conceito central do termo recalque em autores anteriores a Freud e suas vicissitudes dentro do psicanálise atual.

Leia mais
Webnário: O Homem dos Lobos (realiz. em 11/09)

Em um dos mais emblemáticos casos clínicos de Freud serão discutidas questões sobre a técnica psicanalítica como o tempo do tratamento, o estatuto da teoria na condução das interpretações e o conceito de fantasias de caráter filogenético, como a cena primária.

Leia mais
Webnário: O Narcisismo e as Mídias Sociais (realiz. em 20/02)

Muito é dito que nas mídias sociais impera um comportamento narcisista, mas você sabe exatamente onde e como esse comportamento se manifesta? O narcisismo vai muito além das selfies! Nesse seminário de Web utilizamos o ambiente das redes sociais para entendermos os conceitos freudianos contidos no artigo “Uma introdução ao narcisismo”.

Leia mais
Webnário: Lamento e melancolia (realiz. em 17/04)

A melancolia descrita por Freud não é a mesma descrita desde de Hipócrates, e sim um caso particular das já estudas desde Hipócrates. Em que momento um tipo de humor se transformou em uma doença? Pode-se afirmar que a Melancolia é o mesmo que depressão? As pessoas ditas “melancólicas” são mais inteligentes?

Leia mais
Webnário: O Inconsciente (realiz. em 20/03)

Hoje essa palavra de cunho tão comum pode ter diversos significados em psicanálise, fato que as vezes até os psicanalistas não levam em consideração.  Afinal, o que é inconsciente? Nesse seminário de Web discutimos as visões de Freud sobre o Inconsciente e como essas visões foram evoluindo nas obras de Klein, Winnicott e Bion. 

Leia mais