VI Jornada da EPP/IMK - O Analista Trabalhando: Programação

Nessa VI Jornada* abordamos as dificuldades do trabalho do analista, em especial a sua relação com as dimensões da teoria e da técnica em psicanálise. Se de um lado nossas teorias podem nos proporcionar um lugar seguro, nossa técnica nos informa que essa é uma suposta segurança. Nesse momento entra em cena um terceiro elemento que é o grupo, o lugar onde essa tensão pode frutificar em novos desenvolvimentos da teoria e da técnica.

Administrador
Leia mais
VI Jornada da EPP/IMK - O Analista Trabalhando: Fotos

Agradecemos a presença de todos em nossa VI Jornada. Foram momentos muito especiais, de um treinamento profundo, de confraternização entre colegas, dando espaço para pensamentos que não conseguiam ser pensados no ambiente virtual. Creio que nossas Jornadas podem vir ter justamente essa função: de um novo espaço para treinamento. 

Administrador
Leia mais
V Jornada da EPP/IMK - Gratidão: Programação

Nos círculos psicanalíticos a inveja é desde Freud primeiro debatida como uma questão ligada ao sentimento de castração, e depois de Klein aos primórdios da vida. Porém, nós psicanalistas poucas vezes discutimos a gratidão, e não percebemos que a inveja na verdade é o sentimento que impede gratidão, as experiências de satisfação e a conquista da capacidade de amar.

Administrador
Leia mais
V Jornada da EPP/IMK - Gratidão: Fotos

Nessa V Jornada da Escola Paulista de Psicanálise e do Instituto Melanie Klein, serão trazidos diversos casos clínicos onde a inveja, direta ou indiretamente, pesa como elemento central na vida dos pacientes.

Administrador
Leia mais
IV Jornada EPP/ISF - A Formação do Analista: Programação

Fundamentalmente a clínica é o ato do analista atender aos seus pacientes em um ambiente de privação. É nesse exercício diário que sua análise, sua supervisão e sua teoria se juntam em alguma coisa que podemos chamar de experiência. Quando falamos em clínica, portanto, estamos também nos referindo ao exercício diário da experiência, da experiência clínica.

Administrador
Leia mais
IV Jornada EPP/ISF - A Formação do Analista: Fotos

A presente jornada intitulada “A Formação do Analista” é o resultado da reflexão de candidatos e analistas sobre suas clínicas, e, portanto, expressa um dos valores fundamentais da Escola Paulista de Psicanálise-EPP: o analista se organiza a partir da clínica.

Administrador
Leia mais
III Jornada da EPP/ISF - Contratransferência(s): Programação

A contratransferência é um assunto dos mais instigantes na psicanálise. Freud inicialmente a definiu como a transferência do analista, o que denunciava a sua falta de análise, e recomendava que o analista estivesse sempre em análise. A supervisão também seria um instrumento para “conter” e “elaborar” esse tipo de transferência. O que pode estar por trás dessa visão é uma perspectiva de um analista objetivo e neutro no seu trabalho, e o modelo médico é aqui replicado. O problema é que o Inconsciente não se deixa aprisionar por nenhum modelo.

Administrador
Leia mais
III Jornada EPP/ISF - Contratransferência(s): Fotos

A III Jornada Contratransferência(s) promovida pela Escola Paulista de Psicanálise-EPP juntamente com o Instituto Sándor Ferenczi-ISF e com o apoio da Livraria Martins Fontes Paulista, foi fruto dos trabalhos realizados pelos alunos em fase de Formação. Os trabalhos apresentados versavam basicamente sobre a Contratransferência, demonstrando a importância desse ponto para a prática clínica atual. Esses relatórios apresentam uma reflexão dos analistas em treinamento e os formados pela EPP de sua clínica e seus desafios, sempre através de um caso clínico.

Administrador
Leia mais
II Jornada EPP/ISF - Histeria: Programação

Durante os dois dias da II Jornada os membros do Instituto Sándor Ferenczi-ISF apresentaram trabalhos desenvolvidos ao longo do ano de 2014. Neste momento puderam trocar experiências com o público, explanar sobre os casos clínicos escolhidos e dialogar sobre as linhas de atendimento utilizadas.

Administrador
Leia mais
II Jornada EPP/ISF - Histeria: Fotos

Nesta parte é onde se encontram algumas fotos deste evento realizado pela EPP e o ISF com o apoio da Livraria Martins Fontes Paulista. Contamos com diversas presenças ilustres, dentre elas: André Marroig (médico e psicanalista formado pela EPP), a Profa. Dra. Edith Modesto (fund. da Ong. GPH - Grupo de Pais de Homossexuais) e os membros do ISF (sem os quais este evento não teria sido viabilizado).

Administrador
Leia mais