Colóquio Poesia, Estética, Psicanálise - (realiz. em 27/03)

Expressar em palavras a experiência emocional corresponde a cesura entre consciente e inconsciente, entre manifesto e latente, entre fantasia e realidade, entre ser e conhecer. O psicanalista praticante se depara com esse desafio o tempo todo: em um dado momento da sessão, precisa pensar em linguagem articulada a experiência emocional intuída e de alguma forma comunicá-la ao paciente através de palavras.

Neste colóquio preparatório para nossa XI Jornada vamos discutir como a filosofia tratou de um problema análogo acerca da verdade através da Estética e como a Poesia é utilizada desde o surgimento da linguagem como uma forma de expressão de nossas experiências emocionais. Poderiam a Estética e a Poesia fornecerem ferramentas que ajudem o psicanalista e melhor transpor essa cesura entre experiência emocional e linguagem? Esse é justamente o objetivo desse colóquio. 

Data/horário: 27/03 - 09h às 12h (sábado). Evento gratuito, aberto ao público em geral e realizado através de videoconferência.
 
Participação: Ale Esclapes (psicanalista); Cristiano José (filósofo) e Fabíola Rodrigues (poetisa e psicanalista) 

Assista ao vídeo na íntegra: 

 
Cadastre-se em nossa newsletter (ao final desta página) e receba semanalmente nossos informativos.
Ao fazer sua inscrição, automaticamente você autoriza o cadastrado em nossa newsletter.