Curso Breve: Além do Princípio do Prazer 16/10/20 - 16hs.

by Administrador

Nesse texto Freud faz uma profunda reavaliação de seus principais conceitos: pulsão, libido, sexualidade etc. e propõe uma nova organização de sua visão pulsional baseados agora nos conceitos de pulsão de vida e de morte. Esse trabalho abre caminho para revisões gerais do aparelho psíquico em “O ego e o Id”, bem como discussões sobre a agressividade em “O mal estar na civilização”.

 

 


O objetivo dos encontros é tentar justamente uma aproximação dos textos freudianos destacando neles o que tem de singular em relação aos demais, e ao mesmo tempo tentar retirar as infinitas camadas de interpretações que foram se acumulando e que se justapõe aos seus textos, frutos de inúmeros comentadores e mesmo do próprio movimento psicanalítico. As vezes o que se diz hoje como sendo “freudiano” se encontra muito distante do que está nos seus textos, daí a necessidade de se evidenciar a sua singularidade dentro do pensamento psicanalítico de hoje.

Data/horário: 16/10/20 (sexta-feira) das 16hs. 

Local: Auditório da Livraria Martins Fontes Paulista - Av. Paulista, 509 (ao lado da estação Brigadeiro do Metrô).

Entrada Franca:
 aberto ao público em geral (não há necessidade de inscrição prévia). O Certificado deverá ser solicitado após o evento e será enviado por e-mail (desde que conste assinatura na Lista de Presença).

Palestrante: Alexandre Esclapes - Psicanalista, professor, escritor e diretor da Escola Paulista de Psicanálise-EPP e do Instituto Melanie Klein-IMK. Autor do Livro: A pobreza do Analista e outros trabalhos 1997-2015 e também Organizador da Coleção Transformações & Invariâncias.