Curso Breve: Recordar, Repetir e Elaborar 18/09/20 - 16hs.

by Administrador

Em um dos seus mais emblemáticos textos de técnica psicanalítica, Freud expõe sua visão geral do processo psicanalítico, suas raízes na psicopatologia, bem como atualiza suas visões desenvolvidas em “Estudos sobre Histeria”. A noção de tempo contida nesse artigo contrata com a noção de ausência de tempo desenvolvida em “A interpretação dos sonhos”, impasse esse que será evidenciado nesse Curso Breve.





O objetivo dos encontros é tentar justamente uma aproximação dos textos freudianos destacando neles o que tem de singular em relação aos demais, e ao mesmo tempo tentar retirar as infinitas camadas de interpretações que foram se acumulando e que se justapõe aos seus textos, frutos de inúmeros comentadores e mesmo do próprio movimento psicanalítico. As vezes o que se diz hoje como sendo “freudiano” se encontra muito distante do que está nos seus textos, daí a necessidade de se evidenciar a sua singularidade dentro do pensamento psicanalítico de hoje.

Data/horário: 18/09/20 (sexta-feira) 16hs. 

Local: Auditório da Livraria Martins Fontes Paulista - Av. Paulista, 509 (ao lado da estação Brigadeiro do Metrô).

Entrada Franca:
 aberto ao público em geral (não há necessidade de inscrição prévia). O Certificado deverá ser solicitado após o evento e será enviado por e-mail (desde que conste assinatura na Lista de Presença).

Palestrante: Alexandre Esclapes - Psicanalista, professor, escritor e diretor da Escola Paulista de Psicanálise-EPP e do Instituto Melanie Klein-IMK. Autor do Livro: A pobreza do Analista e outros trabalhos 1997-2015 e também Organizador da Coleção Transformações & Invariâncias.