Webnário: Recalque (realiz. em 15/05)

by Administrador

A noção de recalque é anterior a obra de Freud, se torna um dos pilares da psicanálise até que o seu uso em obras, principalmente de autores ingleses, foi decaindo desde 1930. Já na França continua sendo um dos elementos mais distintivos de seus autores até hoje. Nesse webnário tradamos o conceito central do termo recalque em autores anteriores a Freud e suas vicissitudes dentro do psicanálise atual.

A obra freudiana depois de mais de 100 anos de psicanálise já consegue ser submetida ao exame epistemológico e histórico, não somente dos seus conceitos internos, mas também em relação aos pensamentos de outros psicanalistas e pensadores. Também já é possível uma aproximação sem fanatismos em função da distância histórica que naturalmente vai se impondo.

O objetivo dos encontros é tentar justamente uma aproximação dos textos freudianos destacando neles o que tem de singular em relação aos demais, e ao mesmo tempo tentar retirar as infinitas camadas de interpretações que foram se acumulando e que se justapõe aos seus textos, frutos de inúmeros comentadores e mesmo do próprio movimento psicanalítico. As vezes o que se diz hoje como sendo “freudiano” se encontra muito distante do que está nos seus textos, daí a necessidade de se evidenciar a sua singularidade dentro do pensamento psicanalítico de hoje.

Data/horário: 15/05/2019 - 20hs. Evento gratuito, aberto ao público em geral e realizado através de videoconferência.

Docente: Alexandre Esclapes - Psicanalista, professor, escritor e diretor da Escola Paulista de Psicanálise-EPP e do Instituto Melanie Klein-IMK. Autor do Livro: A pobreza do Analista e outros trabalhos 1997-2015 e também Organizador Anual da Coleção Transformações & Invariâncias. Atende em consultório particular: adultos e adolescentes (individual ou casais).

Assista agora o vídeo na integra:

- Não emitimos certificados para eventos on-line.
- Ao fazer sua inscrição, automaticamente você autoriza o cadastrado em nossa newsletter.